Lançamento - 15/07/2020 | Por:

Chegou a Z900 2021, a Kawasaki ultratecnológica


O mercado brasileiro das duas rodas ganha o mais potente modelo de 125cv, a Kawasaki Z900 2021. A moto chega repleta de novidades e tecnologias, como o KTRC (Kawasaki Traction Control) e Power Mode (Controle de Entrega de Potência), que podem ser combinados através do Riding Mode, dispondo de 4 opções de escolha: Sport, Road, Rain e Rider (configuração manual). Conta ainda com o painel TFT e Bluetooth que permite conectar a Z900 ao smartphone. Além da performance, o visual também foi aprimorado e o chassi recebeu melhorias, todo sistema de iluminação agora utiliza LED e as carenagens modificadas de modo minimalista acentuam o que há de mais especial no design Sugomi.

A usina de força de 948 cilindradas entrega torque de 10,1kgf.m a 7700rpm e gera potência de 125cv a 9500rpm, que conta com algumas das principais tecnologias de gerenciamento eletrônico.

Com o Controle de Tração (KTRC) atuando em tempo real, pode-se selecionar um dos 3 modos de acordo com as habilidades e o desempenho desejados pelo condutor. No Modo 1, há menores interferências eletrônicas e mais “tocada”, recurso que auxilia na pilotagem esportiva com foco em curvas, facilitando o controle da aceleração e aderência. No Modo 2, as interferências acontecem um pouco antes, oferecendo um misto de esportividade e casualidade na pilotagem, aumentando a confiança do piloto com pequenas correções feitas pelo sistema. Já no Modo 3, o mais intrusivo, ao detectar que a roda está girando em falso os sensores enviam sinais para a ECU que reduz a potência na roda a fim de encontrar o ponto de tração e manter a trajetória sob controle. Este também é o modo ideal para uso em piso molhado, cascalho e outros de baixa aderência. Há ainda a possibilidade de desligar os recursos e sentir o poder do motor de maneira visceral.

Power Mode define o mapa de potência. Com o mapa na posição Low, pode-se desfrutar de aproximadamente 55% da potência total disponível, na posição Full tem-se 100% dos 125cv a 9500rpm produzidos pelo motor da Z900 2021. A seleção Low é ideal para situações de baixa aderência e o nível de potência pode variar conforme as condições de rpm do motor e a posição do acelerador, aumentando a sensação de controle da motocicleta. E graças à adequação do escapamento a níveis ainda menores de emissão de poluentes (Euro5), com as novas modificações, não importa a faixa de rotação do motor para se ouvir um ronco mais encorpado e agradável, além de estimulante para quem gosta de adrenalina.

Para facilitar o gerenciamento da parte eletrônica por quem pilota a nova Z900, a Kawasaki incluiu o Riding Mode, com 4 opções de escolha: Sport, Road, Rain ou Rider. No modo Sport o sistema ativa em conjunto o controle de tração KTRC nível 1 e o Power Mode Full, já no modo Road são acionados o KTRC 2 com Power Mode Full, e para manter o controle em pisos de baixa aderência, a seleção Rain, que ativa o KTRC 3 e Power Mode em Low. Com o modo Rider é possível combinar quaisquer modos do controle de tração com o controle de potência desejado. São diferentes combinações que podem ser feitas durante a pilotagem através do joystick no punho esquerdo.

O conjunto de iluminação foi totalmente atualizado, com luz de placa, setas, lanterna traseira, luz de posição e farol, todos em LED. A lanterna manteve o já tradicional formato Z, característica da família naked Kawasaki. Novo desenho do farol contribui para o aspecto de predador em posição de ataque. Novas carenagens reforçam o visual agressivo e o porte da moto, bem como aletas de proteção, tampa do tanque de combustível e traseira novas.

O Painel TFT e conexão com smartphone levam a Kawasaki Z900 acrescentam ainda mais tecnologia à nova geração de motocicletas urbanas. A tela de 4,3” (10,9cm) permite aos usuários escolher entre 2 cores de fundo com 3 níveis de luminosidade cada. Na visualização há informações como: velocímetro e conta giros digitais, indicador de marcha, shift light (barra de rpm muda de cor e fica toda laranja, indicando o momento para a troca de marcha), nível de combustível, hodômetros total e 2 parciais, consumo de combustível instantâneo e previsão de distância na reserva, velocidade média, tempo total, relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, voltagem da bateria, lembrete da agenda de manutenção, de troca de óleo, indicadores dos sistemas atuantes (Riding Mode, KTRC, ABS), notificação de e-mail e chamadas do smartphone, Bluetooth e indicador de modo ECO.

Através do aplicativo Rideology, pode-se realizar ajustes e selecionar quais softwares se pretende utilizar. Pode-se acessar o histórico da moto, ver arquivos de dados de pilotagem, receber notificações do celular direto no painel enquanto pilota ou salvar as configurações favoritas da moto em seu aparelho. Para isso, é só se aproximar da moto e fazer o pareamento.

Para aqueles que participam de Track Days, é possível acessar dados similares à telemetria das motos de competição, rever no mapa as condições de velocidade, rpm e marcha, de acordo com o ponto do percurso em um gráfico de fácil leitura, além dos dados de aceleração, frenagem e até mesmo de força G, entre outros, para incrementar ainda mais os treinos e as conversas após um dia de pista.

A ergonomia geral da motocicleta abrange ampla gama de pessoas e características físicas. Somada a chegada dos novos pneus, Dunlop Sportmax Roadsport 2, a melhoria na aderência e nas respostas ao piloto transmitem mais confiança a quem conduz a nova Z900.

Apontada como um dos pontos fortes do modelo por seus proprietários, a capacidade de manobrar e a agilidade nas mudanças de direção foram mantidas. Algumas áreas do chassi como a articulação do braço oscilante, passaram por revisão, e as suspensões, invertida de 120mm na dianteira e monoamortecedor a gás de 140mm na traseira, receberam novos ajustes para acomodar essas modificações. Completando o pacote de equipamentos e benefícios que saem de fábrica com a Kawasaki Z900 2021, os freios ABS, que utilizam discos de 300mm na dianteira e disco único de 250mm na traseira.

O preço público sugerido da Kawasaki Z900 2021 é R$47.990,00 + frete.