Equipamento - 10/09/2019 | Por:

KSB Brasil traz soluções de apoio ao setor de mineração


 KSB Brasil fortalece sua presença no setor de mineração ao ampliar soluções de bombas de descarga de moinho. Durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que acontece até o dia 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG). No evento, a empresa apresenta a bomba KSB MDX, exibe as bombas de polpa LCC e LSA, além de apresentar tecnologias que trazem mais eficiência energética para seus clientes.

Em parceria com a GIW Industries, tradicional fabricante de produtos de mineração sediada nos EUA e pertencente ao Grupo KSB, a companhia apresenta a bomba de descarga de moinho KSB MDX já em operação em algumas mineradoras no País. A bomba de grande porte com projeto robusto, materiais de alta dureza e revestimento de sucção ajustável traz vida útil prolongada, confiabilidade e economia substancial durante suas operações.

Já bomba de polpa de minério LSA, produzida na fábrica da KSB Brasil em Várzea Paulista (SP), traz corpo com revestimento de sucção substituível com rotor de quatro aletas ou na opção de três aletas para resíduos sólidos de tamanhos maiores. O corpo de mancal bipartido oferece facilidade de inspeção e manutenção. E para otimizar vida útil e eficiência, diversas opções de material e projeto hidráulico podem sem usadas na mesma parte mecânica da bomba nacional.

A LSA tem carcaça em ferro fundido branco, assim como o rotor. O pedestal é feito em aço carbono e o suporte de mancal em ferro fundido. O tamanho do bocal de descarga varia entre 457 e 660 mm. Já a vazão vai de 20 a 13.600 m³/h; altura manométrica até 90 m e a pressão de operação de até 16 bar. A LSA foi projetada para suportar temperaturas de até 120ºC.

Tradicional no setor de mineração, a bomba LCC é fabricada com materiais de alta dureza (GasiteÒ 28G), ou seja, uma liga patenteada da empresa destinada às aplicações de alta abrasividade, também conhecida como Ferro Fundido Branco (ASTM A532 Classe III Tipo A). A bomba de polpa LCC para aplicações com Polpas Classe 01, 02 e 03, ou seja, mais leve, permite ao fabricante atender ao segmento com esta versão nacional produzida para mistura de água com minérios.

Eficiência energética – Com o propósito de agregar valor às operações, a KBS Brasil ainda oferece soluções de eficiência energética, visando redução de custo aos seus clientes. A fabricante conta com o aplicativo Sonolyzer®, nas plataformas Android e iOS, capaz de identificar de maneira rápida e precisa, por meio do ruído do motor elétrico, a condição de operação da bomba, permitindo o envio da análise à KSB com apenas um click.

Outra solução que vale destacar é o Pump Meter, desenvolvido pela matriz na Alemanha para realizar o diagnóstico preciso e completo da operação das bombas centrífugas. Trata-se de um acessório que, por meio de sensores, possibilita ao cliente fazer o monitoramento da bomba, gerando relatório completo da operação.

O equipamento permite um trabalho minucioso ao sugerir melhorias, como variação da rotação e redução da potência consumida, ao evitar o desperdício de energia e, consequentemente, gerando benefícios para os clientes.

Suporte de serviços - A KSB Brasil investe na prestação de serviços de manutenção. Com o KSB SupremeServ, oferece equipe capacitada para apoiar seus clientes com peças originais, técnicos especializados, garantia de qualidade da empresa, além da cobertura nacional, por meio de suas filiais e de uma rede especializada de serviço. Mais informações em www.ksb.com.br.