Inovação - 10/09/2019 | Por:

MWM desenvolve Digital Lab e promove ações ligadas à Indústria 4.0


Atender as atuais necessidades do mercado, exige das empresas ruptura nos modelos tradicionais de desenvolvimento de produtos e acima de tudo renovação e aumento de produtividade. Neste sentindo, a MWM fabricante independente de motores Diesel e de geradores de energia, desenvolve cada vez mais ações ligadas ao modelo Lean de produção e a Indústria 4.0.

A indústria 4.0 é essencial para que as empresas se mantenham competitivas no mercado através de suas tecnologias, visando a conectividade, produtividade e desempenho de seus produtos e processos. Por isso, a MWM desenvolveu o MWM Digital Lab – laboratório que foi concebido focado em 3 tecnologias da Indústria 4.0, Manufatura Aditiva, Realidade Virtual e Aumentada e IOT, para fomentar o interesse dos colaboradores criando um ambiente de inovação e desenvolvimento de tecnologias, proporcionando os recursos necessários para testar as tecnologias e depois expandir para uso em escala.

Alguns dos exemplos de iniciativas realizados no MWM Digital Lab:

Manufatura Aditiva:

   - Peça Protótipo de Engenharia e SQE;

   - Dispositivos de Manufatura;

   - Poka-yokes.

Realidade Virtual e Aumentada:

   - Validação de Projetos;

   - Validação Ergonômica;

   - Treinamento;

   - Tour virtual pelas plantas;

   - Apresentação de Projetos na palma da mão; 

   - Simulações.

IOT

   - Informação em tempo real;

   - Integração de Sistemas;

   - Monitoramento de Equipamentos Industriais.

É importante ressaltar que a Indústria 4.0 pode ser aplicada a todas as etapas do ciclo de vida do produto, por isso, a MWM criou um comitê interno, que centraliza as iniciativas associadas a Indústria 4.0, estimulando o compartilhamento do tema entre os departamentos da empresa e com a sua respectiva prioridade. Neste comitê foi criado o Roadmap I 4.0 da MWM, onde são gerenciadas as etapas de desenvolvimento das tecnologias. Todas essas iniciativas visam buscar ações integradas ao Lean, eliminando desperdícios, corrigindo fluxos redundantes, antes de automatizá-los.

Outra importante ação que a MWM promove, são os eventos destinados a busca de melhoria contínua nos processos e produtos, como o chamado “Lean Summit MWM”. O evento foi inspirado nas melhores práticas do mercado e contou com os colaboradores e empresas parceiras para o encerramento do primeiro ciclo de um programa de formação de multiplicadores Lean.

O trabalho dos multiplicadores foi suportado por especialistas da própria MWM e envolveu todas as áreas da empresa, resultando em 19 projetos, 548 ideias de melhorias geradas e um aumento de 15% de eficiência. Um desses projetos foi submetido a uma importante instituição externa e foi selecionado entre os melhores trabalhos do país.

De acordo com Michael A. Ketterer – Diretor da Unidade de Negócios de Contratos de Manufatura - Operações & Qualidade da MWM, “Para todos nós, a criação do MWM Digital Lab é uma grande conquista, que está perfeitamente alinhado com os objetivos da empresa em buscar a melhoria contínua, modernização, produtividade e desempenho.

Os trabalhos de iniciativas Lean, ou seja, eliminação de todo e qualquer desperdício nas operações da MWM já está em nosso DNA. Por isso, a implementação de iniciativas ligadas à Indústria 4.0 foram desenvolvidas de forma robusta, promovendo alto nível de eficiência para as nossas operações. É um trabalho constante e que garante excelência operacional e de qualidade em todos os nossos processos e produtos.”, afirma Michael."